BARRILHA DENSA – CARBONATO DE SÓDIO

BARRILHA DENSA – CARBONATO DE SÓDIO

 

Barrilha densa – carbonato de sódio, é um sólido em grão, de cor branca e inodoro é facilmente solúvel e com liberação de calor, sua densidade é de 0,95 a 1,15. É produzido através da mineração de Trona, principalmente nos Estados Unidos, onde existem grandes depósitos que por sua vez, são auto-regenerativos. O sólido também é extraído em lagos altamente alcalinos, como no Kenya. Muitas plantas, inclusive algas, podem ser processadas com o objetivo de obter-se o carbonato de sódio. Esse processo era utilizado na Europa até o final do século XVII e constitui em colher plantas, secá-las e queimá-las, em seguida, lava-se as cinzas que sobram e forma-se uma solução alcalina que resulta o carbonato de sódio sólido. Sua fórmula química é Na2CO3.

APLICAÇÕES da Barrilha densa – carbonato de sódio:

A mais importante utilização do carbonato de sódio se dá na indústria de vidros, onde é combinado no calor com SiO2 (na forma de sílica) e CaCO3 (normalmente como calcário moído), depois é resfriado para a produção de vidro do tipo “soda-cal” e comumente utilizado em embalagens. Na indústria química, o carbonato de sódio é usado para diversas sínteses de compostos inorgânicos. Em sabões e detergentes, atua como emulsificante, alcalinizante e reduz a dureza da água, que pode reduzir a sua eficiência. Muito utilizado para elevar o pH de águas tanto no uso doméstico, quanto industrial. Ele é produzido em maior escala a partir do sal de cozinha ou também extraído de minérios de trona.

SITUAÇÕES AMBIENTAIS da Barrilha densa – carbonato de sódio:

No momento em que a Barrilha densa – carbonato de Sódio é descartado em aterros ou na água, ele tende a promover a sua alcalinização. O que pode afetar fortemente a fauna e a flora do local.

Na produção industrial possui como seu subproduto o cloreto de cálcio. Quando este é descartado na água, promove a sua salinização. Este processo pode afetar os peixes e demais seres vivos. São desconhecidos os danos significativos provocados caso seja descartado no oceano.

MEDIDAS APROPRIADAS DE MANUSEIO:

O produto não é caustico ou absorvido pela pele, não necessitamos de proteção especial para manuseio. Como qualquer produto químico, deve ser mantido fora do alcance de crianças.Não fumar no local de trabalho. Garantir ventilação adequada no local de trabalho.

Evite a formação de pó. Ventile de forma apropriada, por exaustão, nos locais onde se forme pó. Caso a ventilação seja insuficiente, utilize um equipamento respiratório adequado. Evitar condições que gerem pó no ar durante o manuseio, transferência e limpeza. O produto pode formar misturas combustíveis de pó e ar. Manter o produto longe do calor, chamas, faíscas ou qualquer outra fonte de ignição. Evitar esvaziar a embalagem sobre, ou próximo a, vapores inflamáveis. Cargas elétricas estáticas podem causar ignição instantânea. Remover o material dos olhos, da pele e das roupas.

Onde comprar?

Entre em contato com nossa equipe para realizar sua cotação:

Contato

Matéria inspirada por:

 

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/carbonato-de-sodio.htm

Poste um comentário